História do Futebol ⚽ Origem, FIFA, Conmebol, regras no Brasil

A história do futebol mundial tem as suas origens em a fundação de “The Football Association” em 1863. Outro marco importante foi a criação da Fédération Internationale de Football Association (FIFA) a 21 de Maio de 1904. Esta instituição gere federações de futebol em todo o mundo e publica as regras actuais do jogo. As posições do futebol de 7 jogadores são diferentes das do futebol de 11 jogadores devido ao tamanho do campo.

Conhecer a história do futebol ajudá-lo-á a compreender a organização do futebol no Brasil e a nível internacional, incluindo as principais instituições e competições. Provavelmente segue a Liga dos Campeões ou o Copa do Mundo, mas não conhece as origens do futebol, e em particular as origens destes torneios. Dê mais contexto ao seu conhecimento dos assuntos desportivos actuais, mergulhando na história do futebol, o desporto mais popular do mundo. O futebol no Brasil é também o desporto mais praticado, somando mais de 30 milhões de adeptos.

O futebol nasceu muito mais cedo do que se possa imaginar. As regras do futebol e a sua aparência actual são muito diferentes das suas origens. Com o tempo, evoluiu e tornou-se regulada por instituições que nasceram com o propósito de viver para e pelo futebol. Neste artigo irá descobrir brevemente a história do futebol, desde a fundação da FIFA e da UEFA, até à organização das principais competições e a evolução que deu origem ao futebol moderno tal como o conhece hoje.

Pode também estar interessado em: Posições de futebol, Funções dos jogadores: Goleiro, Laterais, Zagueiro, Volante, Atacante

Futebol do Brasil, a selecção brasileira e Copado Mundo

Os primórdios da história do futebol moderno

A história do futebol começou a ser escrita em 1863. No entanto, há provas da existência do futebol já na Idade Média nas Ilhas Britânicas. As origem do futebol moderno começam em 1863 com a fundação da The Football Association.

O futebol era originalmente um desporto muito violento. Noutros países, porém, foi jogado de uma forma menos violenta e melhor organizada, como em Itália. Foi aqui que teve origem o calcio florentino. Isto teve um impacto em algumas escolas britânicas. Foi então que, em 1848, representantes de diferentes escolas inglesas se reuniram. Encontraram-se na Universidade de Cambridge e, lá, criaram o Código de Cambridge. Esta deveria ser a base para a construção das regras do futebol moderno. Em 1863, as regras do futebol foram oficializadas pela primeira vez.

Entre os marcos mais importantes da história do futebol estão sem dúvida a primeira reunião do Conselho da Associação Internacional de Futebol e a fundação da FIFA, que contribuiu para a expansão global do desporto. Além disso, em 1930, foi lançado o Copa do Mundo, que se tornaria o evento desportivo mais assistido do mundo.

Desde a origem do futebol, o belo jogo tem crescido de forma constante. É agora o desporto mais popular do mundo.

Quem inventou o futebol

Não é conhecido quando a história do futebol começou a ser escrita, uma vez que o autor do desporto permanece desconhecido. As origens do futebol remontam aos séculos III e II a.C. Nesta altura, era praticada uma actividade semelhante ao futebol, documentada num manual de exercícios militares da dinastia Han na antiga China média. O jogo chamava-se “ts’uh Kúh” e consistia em atirar uma bola com os pés para uma pequena rede.

Na Europa, a história do futebol pode ser traçada até à área mediterrânica, onde foram jogados dois tipos de jogos semelhantes. O “harpastum” em Roma e o “episkyros” na Grécia. A primeira foi jogada por duas equipas num campo rectangular dividido ao meio por uma linha. Infelizmente, muito pouca informação sobre esta última tem sobrevivido.

Na Idade Média, especificamente nas Ilhas Britânicas, era praticado um desporto que podia ser comparado ao futebol. O primeiro registo de um desporto semelhante ao futebol moderno foi em 1170. Isto é conhecido a partir de um texto de William Fitz Stephen, onde ele falou sobre como os jovens em Londres jogavam um jogo de bola. Esta actividade foi tão violenta que até foi banida.

História do futebol em resumo

1863 – É fundada a Associação de Futebol, dando origem ao futebol moderno. No entanto, as origens do futebol podem ser traçadas até à Idade Média.

1872 – Foi definido que as bolas de futebol deveriam ter uma forma esférica. Deviam medir entre 68,58 e 71,12 centímetros, com um peso entre 368,5 e 425,2 gramas.

1875 – Os registros mais antigos sobre o futebol no Brasil datam de 1875, em Curitiba.

1881 – Primeira aparição da figura do árbitro.

1885 – A primeira bola de futebol do Brasil foi trazida em 1885 pelo paulista Charles Miller.

1886 – Fundação da IFAB (International Football Association Board).

1891 – Aplicação de penaltis e de todas as linhas necessárias no campo de jogo.

1897 – Definição do número de jogadores de uma equipa durante um jogo.

1902 – Criação das áreas de pênalti e de golo.

1904 – Fundação da FIFA (em francês, Fédération Internationale de Football Association).

1916 – Nascimento da Conmebol (Confederação Sul-Americana de Futebol).

1930 – Realiza-se a primeira Taça do Mundo.

1954 – Criação da UEFA (União das Associações Europeias de Futebol).

1955 – Adopção da Taça Europeia, agora Liga dos Campeões.

Evolução das regras na história do futebol

Campo de jogo

Na história inicial do futebol, o campo era simples, sendo um rectângulo de cerca de 183 metros de comprimento e 91,5 metros de largura. No passado, nem as linhas de golo nem as linhas de toque eram pintadas. O objectivo consistia em apenas duas balizas, sem travessa, com 7,32 metros de distância.

Em 1891, a IFAB implementou alterações no campo de jogo. Introduziram pontapés de penalidade e marcaram todas as linhas necessárias do campo. O centro do campo devia ser marcado com um ponto e um círculo à sua volta. Foi também acrescentada uma travessa horizontal ligando os postes verticais, bem como as redes para cada golo. Em suma, para todas as alterações, foram indicadas medidas exactas que todos os campos de futebol tinham de cumprir.

Em 1902, as duas últimas grandes mudanças foram feitas no campo de futebol. Foram criadas as áreas de pênalti e de golo, assim como a linha central. Desde então, não houve alterações até 1937, quando a semi-circunferência foi acrescentada à margem das áreas de penalização.

No início dos anos 80, a relva artificial foi experimentada pela primeira vez na história do futebol em campos de futebol em Inglaterra. Mas devido ao número de lesões causadas pela relva artificial, foi banida pela FIFA.

Origem e história do futebol no Brasil e em Portugal

Origem da bola de futebol

Até meados do século XIX, as bolas eram feitas de bexigas de porco, o que as tornava muito instáveis. Mas em 1836, Charles Goodyear criou bolas que foram tornadas mais esféricas pela vulcanização.

As primeiras regras do futebol não especificavam normas para as bolas. Em 1872 foi definido que as bolas deveriam ter forma esférica, com uma circunferência entre 68,58 e 71,12 centímetros, pesando entre 368,5 e 425,2 gramas. Desde então, as únicas alterações têm sido nos materiais de fabrico.

Evolução dos jogos de futebol

Quando falamos da história do futebol, devemos saber que desde o seu início até aos dias de hoje, os jogos de futebol começaram com um pontapé de saída do centro do campo. Quanto à duração dos jogos, não houve uma duração fixa. Isto mudou em 1897, quando foi implementado um tempo de jogo de 90 minutos. Além disso, foi fixado um intervalo máximo de 5 minutos. Esta última mudou em 1995, onde o intervalo foi aumentado para um máximo de 15 minutos.

Para quebrar um empate, a Taça FA (a competição mais antiga do mundo) usou tempo extra e voltou a jogar jogos inteiros. Em 1967, a UEFA implementou pela primeira vez na história do futebol a regra da vantagem de jogar em casa.

Em 1903, foi determinado que o árbitro poderia permitir que o jogo continuasse se uma equipa aproveitasse o jogo após uma infracção cometida por um jogador adversário. Esta é agora conhecida como a lei da vantagem.

Jogadores na história do futebol

O número de jogadores por equipa num jogo não foi definido como 11 até 1897. Na década de 1960, foram aceites mudanças de jogadores durante os jogos, acabando por ser aceites até 2 mudanças. Em 1995, foram permitidas três substituições para qualquer tipo de jogador. Tudo isto evoluiu durante a história do futebol.

No início da década de 1870, a posição do guarda-redes começou a ser definida. O guarda-redes foi autorizado a usar as suas mãos em todo o campo. Isto mudou em 1887, limitando o uso das suas mãos à sua metade do campo. Finalmente, em 1913, o guarda-redes estava limitado a utilizar as suas mãos apenas na sua própria área. A partir de 1993 também não podia receber um passe com o pé de um companheiro de equipa e apanhar a bola com as mãos.180 Em 2000 foi determinado que o guarda-redes se limitava a segurar a bola com as mãos durante 6 segundos de cada vez.

Árbitros nas regras do futebol

No início da história do futebol não havia árbitro. Foram os capitães de cada equipa que discutiram sobre acções duvidosas. Até que a figura dos árbitros começou a espalhar-se. Embora só serviram para os convocar em caso de dúvida, não tomaram decisões. A primeira aparição de um árbitro ocorreu em 1881. Ele tinha pouca autoridade. Em 1884, os árbitros foram autorizados a tomar decisões por conta própria. De agora em diante, o árbitro principal tomaria as decisões mais importantes.

Ken Aston, um árbitro inglês, foi fulcral na história do futebol. Iniciou a utilização de cartões amarelos e vermelhos em 1960 para indicar penalizações aos jogadores. A partir de 1961, os lineiros deixariam de tomar decisões. O seu papel seria apenas o de indicar ao árbitro principal possíveis infracções do árbitro central.

Pode também estar interessado em: 🥇 Assistir FUTEBOL ao vivo online 🥇 【 TOP 13 sites 】

Origem das instituições na história do futebol

IFAB

No início da história do futebol, cada associação de futebol no Reino Unido da Grã-Bretanha e Irlanda jogou os seus jogos com algumas regras diferentes para cada um. Isto causou problemas quando jogavam jogos uns contra os outros. Para remediar esta situação, decidiram criar um conjunto de regras de futebol para todos. Portanto, em 1886, as 4 associações de futebol que dominavam a cena nas Ilhas Britânicas se reuniram: a Associação Escocesa de Futebol, a Associação de Futebol do País de Gales, a Associação de Futebol e a Associação Irlandesa de Futebol. Este encontro deu origem ao British Home Championship, um torneio disputado pelas equipas nacionais da Escócia, Inglaterra, País de Gales e Irlanda. Começou em 1884 e durou 101 anos.

Em 1912, a FIFA procurou associar-se como membro conjunto das Nações de origem, as associações nacionais do Reino Unido da Grã-Bretanha e da Irlanda. Em primeira instância, o pedido foi rejeitado. Finalmente, em 1913, a FIFA tornou-se membro da IFAB, participando assim nas reuniões como membro oficial.

Origem e desenvolvimento da FIFA

A Fédération Internationale de Football Association (Fédération Internationale de Football Association, conhecida pelo seu acrónimo francês FIFA) é o órgão dirigente das associações de futebol em todo o mundo. A FIFA entrou na história do futebol a 21 de Maio de 1904 em Paris. Estava representado por 8 países:

  • Bélgica
  • Dinamarca
  • Espanha
  • França
  • Países Baixos
  • Suécia
  • Suíça
  • Alemanha

You may also like...

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *