Regras do Futsal: história, origem, quadra, faltas de futbol de salão

O futbol de salão tem suas próprias regras do futsal, assim como todos os outros esportes praticados hoje em dia. Muitas pessoas podem erroneamente pensar que o futebol de salão é o mesmo que o futebol clássico. No entanto, as regulamentos e regras do futsal estão muito longe do futebol de 11 partidas que todos nós conhecemos. O futsal é um esporte completamente diferente, com normas diferentes: as regras do futsal.

Fora de jogo, lançamentos e o tamanho do quadra de futebol de salão são algumas das diferenças entre o futsal e futebol. Se você quer conhecer este esporte e suas regras em profundidade, este é o artigo ideal para se tornar um especialista em futsal. Abaixo, mostraremos a você todas as regras do futsal, desde as mais básicas até as últimas atualizações. Você também pode aprender sobre a história, origem e quadra de futbol de salão.

Você também pode estar interessado em: História do Futebol ⚽ Origem, FIFA, Conmebol, regras no Brasil

História e origem do futebol de salão no brasil: fifa

História e origem do futsal

O futsal, também chamado de futebol de salão, é um esporte coletivo semelhante ao futebol de campo, porém possui suas peculiaridades. Ainda que sejam semelhantes, o futsal possui regras específicas e diferencia-se, por exemplo, pelo número de jogadores e as dimensões do espaço de jogo. Há duas versões para como o futsal foi inventado. A mais difundida indica que, embora tenha se tornado um esporte extremamente popular no Brasil, o futsal não nasceu aqui. A história do futsal surgiu no Uruguai, em 1934, na Associação Cristã de Moços de Montevidéu. O inventor do futsal foi o professor uruguaio Juan Carlos Ceriani, que denominou o esporte como “Indoor football”.

A outra versão sobre a origem do futsal indica que o futebol de salão foi inventado por volta de 1940 por frequentadores da Associação Cristã de Moços de São Paulo. Naquela época, havia uma grande dificuldade em encontrar campos de futebol livres e, assim, os frequentadores da ACM começaram a jogar suas “peladas” nas quadras de basquete e hóquei.

História e origem do futsal no Brasil

Logo depois de ser inventado, o futsal chegou ao Brasil em 1935. Aqui ele passou a ser chamado de futebol de salão. Após a consolidação das regras desse esporte em fins dos anos 50, ele disseminou-se rapidamente por todo o país. De acordo com a história do futsal no Brasil, em 1954 foi fundada a primeira federação de futebol de salão no Brasil chamada de “Federação Metropolitana de Futebol de Salão”. Atualmente, ela chama-se “Federação de Futebol de Salão do Estado do Rio de Janeiro”. Nos anos seguintes, outros estados brasileiros também seguiram o exemplo e fundaram as suas próprias federações relacionadas com o futsal.

Só na década de 1950, foram fundadas federações em São Paulo, Minas Gerais, Santa Catarina, Rio Grande do Sul, Paraná, Bahia, Ceará, Sergipe e Rio Grande do Norte. Eventualmente, todos os estados do país tinham uma federação e uma equipa de futebol de salão.

Outro marco importante na história do futsal no Brasil foi em 14 de Setembro de 1969, quando representantes dos organismos nacionais Brasil, Uruguai e Paraguai fundaram a Confederação Sul-Americana de Futsal. Em 1971 foi fundada em São Paulo a “Federação Internacional de Futebol de Salão” (Fifusa).

O primeiro Pan-Americano no história do Futebol de Salão foi disputado em 1980, no México. Participaram Brasil, México, Paraguai, Uruguai, Argentina, Bolívia e Estados Unidos, e a seleção brasileira foi a campeã. Atualmente existem diversos campeonatos de futsal no Brasil e no mundo. Merecem destaques a Copa Mundial de Futsal da FIFA e o Campeonato Mundial de Futebol de Salão da AMF (Associação Mundial de Futsal). O Brasil possui uma das seleções mais fortes de futsal e já foi campeã algumas vezes. Na Europa, destacam-se as seleções da Itália, Espanha e Rússia. Embora seja relativamente novo, o futsal é considerado um dos esportes com maior crescimento no mundo.

Regras do futsal 1: Quadra de jogo

As regras do futsal estabelecem que a quadra deve ter um mínimo de 28 metros e um máximo de 40 metros. A largura da quadra deve ser de no mínimo 16 metros e no máximo 20 metros. As linhas que delimitam o tom devem ser brancas ou uma cor que se destaque no tom. Com uma largura de 8 centímetros. As superfícies da quadra são divididas em duas metades iguais por uma linha conhecida como linha da metade do caminho. O centro do campo de jogo é marcado com um círculo com um raio de 3 metros. A área do gol de acordo com as regras do futsal deve ter uma superfície de jogo de 18 metros de largura para permitir que o goleiro possa jogar e 6 metros de comprimento.

Regras do futsal 2: Bola

De acordo com as regras do futsal, a bola deve ter certas características e exigências.

  • Esferica
  • Categorias superiores: Circunferência mínima de 60 cm e máxima de 62 cm. Um peso entre 430 e 450 gramas.
  • Categorias feminino e masculino com menos de 12 e 13 a 16 anos: circunferência mínima de 53 cm e máxima de 55 cm e pesando entre 320 e 350 gramas.
  • Cada partida deve ter três bolas disponíveis e o árbitro irá verificar as condições.
  • A bola não pode ser substituída durante o jogo, a menos que seja danificada e com a permissão do árbitro.

Regras de futsal 3: Número de jogadores

  • As regras do futsal estabelecem que cada equipe deve ter 5 jogadores em campo, incluindo o goleiro. Além disso, um deles deve ser o capitão.
  • Cada equipe pode registrar um máximo de 12 jogadores para assistir aos jogos e um mínimo de 7.
  • A partida nunca poderá começar se não houver um mínimo de 5 jogadores por equipe. Se por várias razões uma equipe tiver menos de três jogadores ou menos, o árbitro deve encerrar a partida.
  • O número de membros da equipe técnica não pode exceder 5.

Regras do futsal 4: Equipamentos

De acordo com as regras do futsal, haverá um conjunto de regras para os jogadores, outro para a comissão técnica e para os árbitros com relação ao equipamento.

Jogadores

  • O uniforme dos jogadores será: camiseta de manga longa ou curta, shorts sem bolsos, meias longas, calçados esportivos (de acordo com o futebol de salão).
  • De acordo com as regras, podem usar elementos elásticos ou ortopédicos: suspensórios, protetores, caneleiras.
  • Se os shorts térmicos forem usados, devem ser da mesma cor que os shorts.
  • Os goleiros devem usar um kit de cores diferentes para o resto da equipe, sendo permitido o uso de calças longas.
  • As regras do futsal determinam que é obrigatório o uso do número no babete.
  • Os jogadores não podem utilizar objetos perigosos. Por exemplo, anéis, piercings, extensões de cabelo ou braceletes.
  • Se for decidido substituir o goleiro por um jogador que não seja goleiro, ele deverá vestir uma camisa distintiva com o mesmo número da posição do goleiro.

Equipe técnica

  • As pessoas que fazem parte da equipe técnica podem usar uma camisa e gravata. Desde que estejam em uniforme.
  • Conforme establecido nas regras do futsal, os árbitros devem verificar as roupas do pessoal de treinamento.
  • Além disso, os próprios árbitros podem excluir aqueles que não cumprirem com os requisitos.

Árbitros

  • Os árbitros devem usar um uniforme adequado a estas características: camisa de manga comprida ou curta, calça branca comprida, cinto branco, meias brancas e sapatos brancos. Também é permitido o uso de shorts.
  • De acordo com as regras, os árbitros assistentes e oficiais devem usar cinza ou similar à cor do árbitro.
  • Os árbitros também devem usar o crachá da organização a que pertencem no lado esquerdo.

Regras do futsal: quadra, equipamento e jogadores

Regras do futsal 5: Substituição de jogadores

As regras do futsal determinam os seguintes requisitos para as substituições de jogadores.

  • As regras determinam que um jogador substituído pode retornar à quadra quando necessário.
  • Se um jogador for desqualificado ou expulso, ele pode não estar na quadra ou nas bancadas dos substitutos, mas deve se aposentar para um lugar distante.
  • As equipes podem fazer substituições ilimitadas.
  • Se for feita uma mudança entre goleiro e jogador, o árbitro deve ser informado. A mudança é feita quando o jogo for interrompido.
  • As substituições de jogadores só podem ser feitas quando o jogo for interrompido. Entrada e saída através dos sinais da zona de substituição, exceto em caso de ferimentos, que podem ser retirados em qualquer lugar da quadra.

Regras de futebol de salão 6: Tempo de jogo do jogo

  • A partida dura 40 minutos, cronometrada e dividida em duas metades do mesmo comprimento. Com um intervalo de 10 minutos entre cada metade.
  • A faixa etária abaixo de 16 anos terá uma duração total de 30 minutos dividida em dois períodos iguais com um intervalo de 10 minutos, como establecido nas regras do futsal.
  • Cada equipe pode solicitar um intervalo de um minuto para cada período e eles não são cumulativos, ou seja, se uma equipe não solicitar um intervalo na primeira metade, ela não poderá fazer dois intervalos na segunda metade. Os intervalos devem ser cumpridos quando a bola sai da área de pênalti e o jogo é interrompido. Devemos informar o cronometrista para que ele possa informar o árbitro.
  • A duração dos períodos da partida pode ser prolongada para a cobrança de um pênalti ou de um stroke de pênalti, mas o período termina quando a bola faz sua viagem.

Deduções de tempo

As regras do futsal determinam que as paradas são deduzidas de tal forma que, quando o jogo é parado, o cronômetro também é parado. Mas para que o jogo seja interrompido, existem várias regras.

  • Se houver um jogador lesionado, o árbitro pára de jogar quando o jogo termina.
  • Para ajudar um jogador lesionado, o árbitro tem 15 segundos para removê-lo da quadra e ao mesmo tempo fazer a substituição.
  • Se ocorrer uma lesão para perder tempo, o árbitro deve continuar jogando penalizando o(s) infrator(es).
  • De acordo com as regras do futsal, o jogo não deve ser interrompido no caso de uma troca de roupa, apenas o jogador deve sair da quadra. Também não deve ser interrompido para emitir advertências ou tomar medidas disciplinares.

Na história, tem havido variações nas regras do futsal. Como nova norma no regulamento de futebol de salão de 2021, o árbitro não contará mais os segundos para reiniciar o jogo com sua mão levantada. O árbitro agora coloca sua mão direita sobre seu peito enquanto estende seu braço esquerdo horizontalmente. É com este braço estendido que ele conta os segundos para o reinício.

Regra do jogo 7: Início e reinício do jogo

Antes do início da partida, as regras do futsal determinam que o árbitro deve tirar à sorte jogando uma moeda entre os capitães para decidir quem vai dar o pontapé inicial. O pontapé inicial começará quando o árbitro der a ordem assobiando o apito e o jogador começará a jogar a bola. Como uma nova regra nas leis de futebol de salão de 2021, um único jogador pode dar o pontapé inicial. Como na origem da história do futsal, dois jogadores não são mais necessários para iniciar a partida.

Cada equipe deve estar em sua própria metade da quadra sem ir além da linha da meia quadra. As equipes mudam de quadra na segunda parte do jogo. A troca de equipes termina e o pontapé inicial é dado pela equipe que não deu o pontapé inicial no primeiro tempo.

Se a bola saltar da trave ou do travessão, o jogo não pára, desde que não acerte ou deixe a superfície de jogo, mas se a bola bater no teto ou em qualquer obstáculo que não esteja na quadra, o jogo é parado. E será retomada com um lançamento lateral executado pela equipe adversária e o mais próximo possível do ponto em que tudo aconteceu. Por outro lado, no caso de um chute lateral, o jogo pode ser reiniciado com os pés dentro da quadra. Esta regra é nova em 2021 e especifica que, desde que a bola esteja completamente parada, o jogador pode golpear a bola com qualquer área do pé e de qualquer posição: dentro ou fora da linha de toque.

Regras do Futsal 8: O Objetivo

Um gol conta desde que cruze a linha de gol entre a trave e a trave e a trave. Não é válido se, por outro lado, o goleiro pega o chute e solta a bola antes que ela saia da área e seja tocada por um companheiro de equipe ou adversário e cruze a linha de gol. O jogo deve ser reiniciado com um chute a gol e a bola é recolocada em jogo quando cruzar a linha de gol do goleiro. Um chute direto no gol no início ou no reinício do jogo também não é permitido e um gol também não é permitido quando um escanteio é cobrado com as mãos ou mesmo se for tocado pelo goleiro adversário.

O gol será sempre válido se estiver de acordo com as regras do futsal e os resultados das partidas serão dois pontos para o time vencedor, um ponto em caso de empate e zero para o time perdedor.

Você também pode estar interessado em: Posições do basquetebol 🏀 Jogadores na defesa e ataque: armador, ala, pivô

Regras do futebol 9: Faltas de futsal

As faltas são divididas em dois tipos de faltas: faltas pessoais e faltas técnicas.

Faltas pessoais

As faltas pessoais são penalizadas a critério do árbitro, são cumulativas e devem ser pontuadas. De acordo com as regras do futebol de salão, as faltas pessoais resultam em lances livres diretos quando:

  • Dando pontapés em outro jogador.
  • Tropeçar, derrubar ou tentar fazer isso voluntariamente.
  • Pulando ou pulando no adversário, como indicado nas regras.
  • Carregar um oponente por trás ou de forma violenta.
  • Segurar ou empurrar o adversário, impedindo-o de realizar a ação que ele ia realizar.
  • Tocar ou desviar a bola com as mãos ou o braço intencionalmente, mas excluindo o goleiro.
  • Impedir que o goleiro se mova em sua área, como previsto nas regras do futsal.
  • Interpondo-se entre a bola e o jogador de uma maneira áspera.
  • Atirar objetos com ou sem atingir a equipe adversária. Isto é considerado um comportamento agressivo.

Faltas técnicas

  • Quando o goleiro passa mais de cinco segundos com a bola em jogo, conforme indicado nas regras do futsal.
  • Quando um jogador tem a bola parada e está se impedindo de estar em jogo por mais de cinco segundos.
  • Obstruir ou impedir um jogo por não permitir que a equipe adversária jogue livremente.
  • Demorando mais de cinco segundos para colocar a bola em jogo nos chutes de escanteio ou lateral.
  • A bola é tocada por um jogador de uniforme.
  • Usando palavras ou gestos para distrair o adversário e obter uma vantagem no jogo.
  • Se o goleiro toca a bola com os pés fora de sua área para que a bola entre em sua área e ele possa tocar a bola com as mãos, isso é considerado falta técnica de acordo com as regras do futsal.
  • Se o goleiro começa a jogar e a bola está em sua própria área por mais de 15 segundos e a bola não é tocada por um membro do time adversário.

Nas faltas seguintes, pode ser aplicada a lei da vantagem, que é a lei que dá ao árbitro o poder de parar o jogo e permitir que o jogo continue de uma forma que favoreça o time na posse e permita que ele termine o jogo. Esta lei será aplicada se e quando for vista para favorecer a equipe que sofreu falta e não parar de jogar. E tornar possível para eles terminar a jogada ou marcar um gol. A lei da vantagem não significa que a falta não pode ser penalizada. Se o árbitro acreditar que é uma falta cardada, quando o jogo tiver terminado, ele aplicará a penalidade.

Membros da equipe técnica

O árbitro pode advertir os membros da equipe técnica de acordo com as regras do futsal nos seguintes casos:

  • Por não usar a roupa correta.
  • Entrar na quadra de jogo para instruir um jogador.
  • Por insultar ou se dirigir aos jogadores ou árbitros de maneira inapropriada.
  • Recomendação de jogo desleal na quadra.
  • Se a equipe técnica entrar no campo de jogo sem a permissão do árbitro, eles são molestados. Se o árbitro decidir enviar um membro da equipe técnica, ele deverá deixar a quadra e ir para as arquibancadas.

Leis do Jogo 10: Faltas acumuladas

As faltas acumuladas são todas aquelas mencionadas nas faltas pessoais reguladas pelas regras do futsal. Cada equipe pode fazer 5 faltas acumuladas em cada período de jogo, no momento em que essas 5 faltas forem passadas, na sexta todas as faltas serão feitas a partir da penalidade. Desta forma, não permite que a equipe faça uso de barreiras para faltas, todas as faltas anteriores até a sexta são permitidas.

Regra de 11: Pena máxima

A penalidade máxima é o pênalti concedido ao time adversário que cometeu a falta e será um pontapé livre direto dentro da área de penalidade da equipe falhada.

  • De acordo com as regras do futebol de salão, a equipo pode marcar um gol direto.
  • É permitido um tempo extra para que o pênalti seja cobrado.
  • A bola deve estar no ponto que esteja de acordo com a distância de 6 metros.
  • O goleiro está parado na linha de gol, como indicado nas regras do futsal.
  • Todos os jogadores estão fora da área do goleiro, exceto o jogador que cobra o pênalti e o goleiro.

Lei do Jogo 12: Chute de Gol

O chute a gol é uma forma de reiniciar o jogo e é permitido desde que passe pela área do goleiro, seja no chão ou no ar e tenha sido tocado por um jogador. As regras do futsal determinam o chute do gol, desde que seja feito pelo goleiro e com as mãos do goleiro:

  • É tomada pelo goleiro e com as mãos. Como quando o jogo está parado, o goleiro só pode dar o chute com as mãos, a menos que a bola não saia da área, o goleiro pode dar o chute com as mãos ou com os pés.
  • Se a equipe envia o chute para as arquibancadas, o chute é invalidado e a posse reverte para a equipe adversária.
  • De acordo com as regras, quando o chute a gol é feito, os jogadores do time adversário devem estar fora da área do goleiro.

Regras do futebol de salão: bola, faltas e chutes

Leis de Futsal do Jogo 13: Arremessos

Os lances são usados para reiniciar o jogo quando a bola está completamente fora da quadra. Há vários pontapés diferentes determinados pelas regras do futsal.

Lançamento lateral

Como ditam as regras do futsal, o arremesso lateral é quando a bola sai dos lados da quadra de jogo. O arremessador pode nunca ser o goleiro e o lançamento pode ser feito com as mãos ou com os pés. Se a bola entra no gol adversário, ela nunca é contada como um gol.

Pontapé de canto

O pontapé de canto é feito pelo time adversário e o canto de onde a bola foi chutada, mas a decisão é sempre tomada pelo árbitro. Sua execução é a mesma que o chute lateral, mas neste caso, deve ser tomado com os pés e se entrar na meta é contado como uma meta, desde que cumpra os requisitos das regras do futsal.

Arremesso do goleiro

De acordo com as regras do futsal, o lance do goleiro deve ser feito com as mãos ou com os pés, dependendo da situação. O goleiro tem cinco segundos para realizar o arremesso, se os segundos passarem o árbitro deve declarar o arremesso inválido e a posse de bola passa para a equipe adversária. Se o goleiro dá um chute direto e a bola não toca em nenhum jogador e entra no gol adversário, ela não é contada como um gol.

Regras de futebol de salão 14 : Árbitro

Como establecido nas regras do futebol de salão, o árbitro é a pessoa que garantirá que o jogo na quadra seja justo e saudável. É ele quem tomará todas as decisões mencionadas acima, sempre com a ajuda da mesa e, se houver um árbitro assistente, também com a ajuda da mesa do árbitro. Ele é quem tem a última palavra no jogo e sempre que achar conveniente, usará as cartas, não permitirá um gol ou enviará um membro da equipe técnica. O árbitro e a mesa devem comunicar todas as decisões tomadas por meio de gestos; se indicar fora de jogo, gol, falta, a lei da vantagem, indicar o jogador que fez o gol ou o jogador que fez a falta.

Estas são as regras do futsal mais importantes que todos que jogam o jogo devem conhecer e aplicar na quadra: clubes, treinadores, árbitros e jogadores. Essas regras sofreram variações desde a origem da história do futbol de salão até os dias de hoje.

Você também pode estar interessado em: Regras do beisebol 🥇 História do baseball, objetivo e posições no campo

You may also like...

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *